Análise - VALID (VLID3)


Fiz minha primeira compra no mercado acionário. Fiquei um pouco receoso com a minha primeira compra, medo de errar, mas acho que todos passaram por esse "medinho" não? ahhaha

Então, analisando algumas empresas sempre encontrei algum fundamento que não me agradava, na Valid achei os fundamentos atraentes, digo, todos tem uma sinergia, tem algumas ressalvas, mas no geral achei uma boa empresa.

Quantidade: 100 (lote padrão)
Preço: R$ 22,39

Update: Recebi uma bonificação de 10 ações da empresa, o que diminuiu a cotação para a casa dos R$ 19,00. Aproveitei a loucura da quinta-feira para comprar mais 90 ações no preço de R$ 16,93 para fechar mais um lote padrão. O preço médio está em R$ 18,91

O negócio

A Valid é fornecedora global de soluções seguras personalizadas. Com sede no Brasil, a empresa desenvolve plataformas de segurança integradas e customizadas para governos e organizações privadas em 17 países. Com um valor de mercado de aproximadamente R$ 1,6 bilhões e cerca de 7 mil funcionários em todo o mundo, a companhia oferece um portfólio completo de soluções em Meios de Pagamento e Telecom, Sistemas de Identificação, Marketing Digital e Certificação Digital.

Nos meus estudos tenho visto que prefiro small caps do que as gigantes, isso pelo motivo de que é mais fácil essa empresa duplicar o seu valor do que o Bradesco, por exemplo. Claro que blue chips tem suas vantagens, por exemplo para uma carteira previdenciária, onde temos um risco menor na ação.

Tive que estudar um pouco para entender melhor o negócio da empresa, mas pelo que vi, ela tem uma boa operação no mercado americano, nos últimos anos  deu algumas patinadas no mercado interno, mas com crescimento no mercado externo. O lucro acabou diminuindo no último ano, mas vi algumas notícias de restruturação e fechamento de algumas unidades, centralizando a operação nas fábricas que ficaram aberta, isso justifica o lucro menor do que o ano anterior, mesmo com a receita crescendo.

Fundamentos


O P/L e P/VP em um nível aceitável, crescimento das receitas nos últimos 5a em 16,8% e a dívida bruta em 82% do patrimônio líquido. Margens caíram um pouco no último ano, mas acredito que poderá voltar a subir. Ah e um DYzinho de 3,9% =)

Um indicador que não está presente ai, mas que levei em consideração foi o Payout de 50%, acredito que isto seria o ideal para uma empresa distribuir e reter para crescimento do negócio.

Histórico

Evolução da receita, lucro e patrimônio.


A empresa tem mantido lucros constantes, não tem crescimento, mas já a receita tem apresentado um bom crescimento, junto com o patrimônio. Acredito que o próximo passo é manter o crescimento de receita e melhorar a margem para aumentar o lucro.

Cotação



A cotação já atingiu por duas vezes o patamar entre R$ 45 e R$ 50, esse é o meu preço-alvo para a ação. Acredito que ela poderá recuperar este valor assim que a economia voltar a andar, pois o principal volume de negócios dessa empresa é estrangeiro, assim é necessário ter uma economia saudável para essa cotação subir. :)

Ah! Amanhã ela apresenta os resultados do 1T17, vamos ver qual vai ser hahah

Enfim, é isso, espero ter acerto e se puderem contribuir para a minha análise, ficarei grato, mesmo que seja uma crítica. =)

Abraço

Fontes
http://www.fundamentus.com.br/detalhes.php?papel=VLID3
https://economia.uol.com.br/cotacoes/bolsas/acoes/bvsp-bovespa/vlid3-sa/
http://bastter.com/mercado/acao/VLID.aspx

.

Comentários

  1. E aí gaúcho investidor,

    Começando com as ações então.
    Eu sou daqui do Rio Grande do Sul também, vi que tu começou a investir em ações, já leu alguns livros. A tua abordagem vai ser fundamentalista pelo que eu li, mas já tentou ver alguma coisa técnica (análise técnica) ou tecno-fundamentalista? Se já está certo que vai seguir fundamentos, dá uma olhada no site http://www.guiainvest.com.br/inicio/default.aspx não se tu já viu, que é de um gaúcho também, mas não tem só fundamentalista lá, eu que uso a análise técnica de vez em quando dou uma olhada por lá.

    Bons investimentos e até mais.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como eu organizo meus investimentos

Planejamento Financeiro – A missão

Fechamento Anual - 2016