Fechamento mensal - Março/2017

Segue o fechamento mensal referente ao mês de março de 2017.

Eu verifico meus investimentos e finanças pessoais no primeiro dia útil do mês, assim coloco todos os rendimentos recebidos no mês anterior, estes rendimentos na verdade foram recebidos em janeiro. As despesas pessoais refletem os gastos do mês de referência. Vamos ao que interessa.

Finanças pessoais

Casa: R$ 1.400,38
Educação: R$ 398,77
Gastos Pessoais: R$ 618,41
Transporte: R$ 731,40
Outros Gastos: R$ 2.789,58

DespesasR$ 5.938,54
ReceitasR$ 7.843,89 

Comentário: Esse mês foi um ótimo mês para as finanças pessoais, fiz vários trabalhos que me renderam uma verba adicional. As despesas, desconsiderando a categoria "Outros Gastos" que contempla as despesas para gerar as receitas extra foi de R$ 3.148,96. Bem acima do orçamento, mas esse mês eu quis gastar um pouco mais já que recebi um adicional. Pretendo mudar algumas coisas no meu financeiro neste próximo mês para focar mais na redução das despesas e proporcionar mais flexibilidade nos investimentos.

Investimentos

Em investimentos também não tenho nada de novidades, pretendo parar de trocar os investimentos até concluir a reserva de emergência, o que deve ser lá por Outubro/2017.

Diversificação da carteira

Estou reformulando meu financeiro e tenho como objetivo desvincular os investimentos das minhas finanças pessoais, pois assim vai me permitir mais flexibilidade no controle de cada um. Junto com essa mudança estou mudando a forma de detalhar a diversificação do portfólio. Vou considerar agora os seguintes tipos: Ações, Contas, FII, Fundos e ETFs, Renda Fixa e Outros.


Renda Fixa: R$ 15.186,98
Outros: R$ 3425,96

TotalR$ 18.612,94

Lista de investimentos detalhada


Rentabilidade e aumento patrimonial

Aporte: R$ 1.457,20 (19,19% da receita)
Rentabilidade do mês: 1,48%
Rentabilidade no ano: 4,90%
Histórico: 7,82%

Estratégia atual

Agora que atingi os 15k na Renda Fixa, espero começar a guardar para iniciar a montagem da carteira de ações. Já estou testando algumas empresas e analisando seus fundamentos. Acredito que nos próximos meses já coloco alguma posição em certas empresas.

Até mais!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como eu organizo meus investimentos

Planejamento Financeiro – A missão

Fechamento Anual - 2016