Como eu organizo meus investimentos

Bom, a forma como eu organizo meus investimentos é bem simples. São 3 categorias.

Fundo Reserva: Deve ter no mínimo 6 meses de custo mensal/salário, os investimentos aqui devem ter liquidez diária, uma parte pode ser colocada com liquidez para 10, 15 dias se for interessante, mas não mais que isto. O valor atual é de R$ 15.000,00

Patrimônio: Aqui é onde o dinheiro fica seguro, entendo que na categoria Patrimônio não irá ficar apenas ativos de Renda Fixa, pode ter Renda Variável, porém apenas boas empresas.

Capital de Risco: É um capital exposto para atingir o objetivo de rentabilizar mais do que os ativos que estão na categoria Patrimônio. Aqui vale tudo, pode fazer day-trade e o escambal (desde que não passe o limite para a categoria).

Bom, resumindo meus aportes são normalmente feitos na categoria Fundo Reserva e quando essa atinge por volta de uns R$ 5.000,00 acima do valor fixo para ela, irei transferir para Patrimônio ou Capital de Risco, conforme o balanceamento.

Vou utilizar a divisão de 20% para Capital de Risco e 80% para Patrimônio e Fundo Reserva. Com balanceamento anual, preferencialmente em janeiro. Inicialmente vou preparar um bom portfólio em Patrimônio e Fundo Reserva para depois alocar em Capital de Risco, enquanto isso estou estudando e me preparando.


Hoje eu estou com 90% alocado em Patrimônio e Fundo Reserva e os outros 10% alocado em Capital de Risco.

Até mais!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Planejamento Financeiro – A missão

Fechamento Anual - 2016